O BIOGÁS
O Biogás é o resultado da decomposição de matéria orgânica em ambiente anaeróbico, através do ataque de bactérias, sendo composto principalmente por metano (CH4) e gás carbônico (CO2). Através de processo de upgrading o biogás é transformado em Biometano, um gás análogo ao gás natural.
O aproveitamento do biogás para a geração de energia elétrica, energia térmica e biometano vem ganhando espaço no Brasil e no mundo. Estudo desenvolvido pela Associação Brasileira de Biogás e Biometano - ABiogás, em 2018, indicou que o Brasil é o país com o maior potencial de produção de biogás do planeta, cerca de 84,6 bilhões de metros cúbicos/ano (CIBIOGAS, 2010).


Situação das plantas de biogás com fins energéticos no Brasil em 2019
A principal fonte de substrato utilizada para produção de biogás em sistemas de biodigestão no Brasil é a agropecuária, representando 80% das plantas em operação no país, por outro lado, sua contribuição no volume total de biogás do país é de 12%. Já plantas que processam resíduos sólidos urbanos ou efluentes de estações de tratamento de esgoto representam 8% das plantas em operação, porém, são responsáveis por 76% do biogás produzido no país.
A Arquea tem em seu pipeline atual, projetos para alcançar 50MM Nm³/ano de biometano em fase conceitual, pré-viabilidade ou viabilidade no estado do Rio Grande do Sul, pretendendo avançar para implantação a partir de 2023.